Como utilizar a ferramenta Recebimentos do Sistema Cont On

Como utilizar a ferramenta Recebimentos do Sistema Cont On

Este artigo é exclusivo para aprender a utilizar a ferramenta Recebimentos do Sistema Cont On.

O cadastro de Recebimentos é utilizado para alimentar as contas a receber no sistema.

Esta é a ferramenta que mais possui funcionalidades. Dentro dela é gerado ainda os boletos e recibos conforme as contas a receber cadastradas.

Para acessar a ferramenta é bastante simples, basta seguir os seguintes procedimentos:

  1. Clique no ícone Recebimentos no acesso rápido ou então clique no menu superior Movimentação - Recebimentos
  2. Ao acessar a ferramenta Recebimentos, é exibida uma tabela com os Recebimentos que estão para vencer dentro do mês vigente. Caso queira, é possível filtrar pelo Status (Todos, Ok e Pendente), Nome/Razão Social ou CPF/CNPJ do cliente, Data de Vencimento ou Pagamento e o período que desejar.
  3. Na tabela dos Recebimentos cadastrados, é possível editar as informações já cadastradas. Ainda na opção Editar, é onde será dada a baixa de recebimento. Para isto, já dentro da opção Editar, mude o Status de Pendente para Ok, preencha os campos Descontos e Juros/Multas se necessário, confirme se a Data do Pagamento confere e clique em Atualizar Honorário se for um cadastro de honorário gerado diretamente pela ferramenta Clientes ou Atualizar recebimento se for um recebimento cadastrado diretamente pela ferramenta Recebimentos.
  4. Caso queira, é possível excluir um ou mais recebimentos já cadastrados. Para isto, basta selecionar o(s) recebimento(s) desejado(s) e clicar no botão Excluir recebimentos. Lembrando que, se um recebimento foi registrado em diversas parcelas, apagando apenas uma serão excluídas todas as parcelas. O mesmo ocorre paga o caso de ser honorário gerado na ferramenta Clientes.
  5. É possível ainda imprimir o resultado da pesquisa de acordo com o filtro escolhido, clicando no botão Imprimir resultado. Com isso, é possível tirar relatórios das contas a receber, contas já recebidas, etc. Além disso, ao lado esquerdo, o sistema apresenta um quadro na cor verde o valor total dos Recebimentos filtrados e o número de Recebimentos gerado no filtro.
  6. Para inserir um novo recebimento, basta clicar no botão Novo recebimento.
  7. Na tela cadastral, selecione primeiramente um dos clientes já cadastrados (caso não haja cliente cadastrado, acesse a ferramenta Clientes) e clique em Selecionar cliente. Em seguida escolha uma categoria já cadastrada, caso não haja categoria cadastrada, selecione a opção Adicionar categoria e preencha o Nome da categoria a ser cadastrada. A categoria é a descrição da conta a receber (honorário, taxas, xerox, guias, etc).
  8. Para eliminar, editar ou gerenciar as categorias já cadastradas, clique em Cadastros - Categorias. Nesta opção estarão todas as categorias já cadastradas no sistema.
  9. Na sequência preencha o Valor, a Data de emissão e a Data de vencimento da conta a receber. Caso seja um recebimento que se repita mensalmente, clique em sim na opção Repetir recebimento e em seguida o número de vezes que deseja que esta conta se repita. Por exemplo: supondo que tenha colocado a data de vencimento em 10/01/2018, escolha sim para a opção repetir e preencha com 12 o número de vezes a repetir, o sistema irá gerar a conta a receber para todo dia 10 de janeiro a dezembro do ano de 2018.
  10. Após o preenchimento, clique em Cadastrar recebimento, o cadastro será salvo e automaticamente retornará para a tela inicial da ferramenta Recebimentos.
  11. Caso queira verificar os Recebimentos cadastrados, basta escolher o filtro desejado e clicar em Pesquisar.
  12. Ainda na ferramenta Recebimentos, é possível fazer a geração de boletos. Para isto, basta selecionar uma ou várias contas já cadastradas e clicar no botão Gerar boleto. Na tela que abrir, o sistema listará todos os dados da(s) conta(s) selecionada(s) para conferência. Para concluir a geração, basta clicar no botão Gerar boleto.
  13. O sistema permite ainda gerar boletos para diversos clientes ao mesmo tempo. Além disso, é possível também agrupar diversas contas em um único boleto. Por exemplo: supondo que você tenha 3 contas a receber do mesmo cliente, é possível selecionar as 3, clicar em Gerar boleto, na tela que se abrir, bata clicar na opção Agrupar documentos. Caso não queira agrupar, basta não marcar esta opção que o sistema irá gerar 3 boletos, um para cada conta a receber. Para concluir a geração, basta clicar no botão Gerar boleto.
  14. Na tabela das contas a receber cadastradas, existe uma coluna chamada Boleto. Após a geração do boleto, nesta coluna na(s) linha(s) da(s) conta(s) a receber que foi(ram) gerado(s) o(s) boleto(s), aparecerão as seguintes informações: Nº do boleto, ícone de impressão de boleto, ícone para alterar a data de vencimento do boleto, ícone para excluir o boleto, ícone para enviar o boleto para o email do cliente e, caso esteja acessando o sistema do seu smartphone, terá também o ícone para enviar o boleto por WhatsApp. Para o caso de 1 boleto ser gerado para várias contas, na coluna boleto de cada conta a receber cadastrada no boleto, irá aparecer o mesmo número de boleto.
  15. Outra informação sobre os boletos é que, após ele ser pago pelo cliente, o status mudará automaticamente de Pendente para Ok, não sendo necessário nenhum tipo de ação.
  16. Ainda na ferramenta Recebimentos, é possível gerar recibos nas contas a receber. Para isto, basta selecionar as contas que deseja e clicar no botão Gerar recibo. Após clicar para gerar recibo, abrirá a tela de geração. Nela é possível, caso queira, já dar baixa automaticamente nesta conta após a geração do recibo. Para isto basta selecionar a opção Efetuar baixa dos recebimentos. Na sequência, caso queira é possível adicionar informações adicionais ao recibo, colocar a data dele. As demais informações são puxadas dos dados cadastrados na ferramenta Meus dados. Após o preenchimento, basta clicar no botão Gerar recibo.
  17. Na tabela das contas a receber cadastradas, existe uma coluna chamada Recibo. Após a geração do recibo, nesta coluna na(s) linha(s) da(s) conta(s) a receber que foi(ram) gerado(s) o(s) recibo(s), aparecerão as seguintes informações: Nº do recibo, ícone de impressão do recibo, ícone para editar informações do recibo, ícone para excluir o recibo. Para o caso de 1 recibo ser gerado para várias contas, na coluna recibo de cada conta a receber cadastrada no recibo, irá aparecer o mesmo número de recibo. Além disso, ao editar o recibo, é possível excluir dele outras contas que foram geradas para aquele único recibo.
  18. Para retornar à tela inicial, clique no link Início ou clique no logotipo que está no menu superior.

OBS.: em caso de dificuldades em algum dos processos acima, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico. Daremos todo auxílio necessário.

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